CONHEÇA O TSSF



Território de Identidade: Sertão do São Francisco

Perfil do Território Sertão do São Francisco
Rio São Francisco 

O Território Sertão do São Francisco localizado no semiárido baiano, abrange uma área de 61.750,70 Km² e é composto por 10 municípios: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. A população total do território é de 520.782 habitantes, dos quais 148.122 vivem na área rural, o que corresponde a 28,44% do total. Possui 31.768 agricultores familiares, 2.371 famílias assentadas, 1 comunidade quilombolas reconhecida e 1 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,64. No entanto, é a agropecuária a atividade que ainda lidera a economia territorial, principalmente a fruticultura e criação de caprinos e ovinos. As taxas de analfabetismo do território são de 21,6% em 2000..

Existem no Território várias comunidades consideradas remanescentes de quilombolas, porém ainda não são reconhecidas. A cultura das populações rurais e das periferias de Juazeiro tem uma forte ligação com a cultura africana, sendo evidente nos grupos  e  capoeira  e  samba  de  veio  e  outras  manifestações  culturais  e gastronômicas.

Sobradinho
Com a construção da barragem de Sobradinho passa a existir o maior lago artificial em espelho d’água do mundo, atualmente da America Latina. Foram inundadas as cidades de Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado, e Remanso. Esse episódio provocou forte impacto ambiental, costumes e laços sociais  que ainda faz parte da lembrança e do cotidiano das pessoas dessa região. A hidrelétrica começou a funcionar em novembro de 1979.
O reservatório de Sobradinho tem cerca de 320 km de extensão, com uma superfície de espelho d’água de 4.214 km² e uma capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos em sua cota nominal de 392,50 m, constituindo-se no segundo maior lago artificial do mundo, garantindo assim, através de uma depleção de até 12 m, juntamente com o reservatório de Três Marias/CEMIG, uma vazão regularizada de 2.060 m³/s nos períodos de estiagem, permitindo a operação de todas as usinas da CHESF situadas ao longo do Rio São Francisco.

Foi também nessa região que caiu o meteorito de Bendegó o maior já descoberto no Brasil, achado em 1784 por Joaquim da Mota Botelho e levado para o museu do Rio de Janeiro 1888. A27 quilômetrosde Sobradinho,em São Gonçaloda Serra, num lugar de fácil acesso, estão as pinturas rupestres deixadas pela Tribo Tamoquins.


Conheça o TSSF